A novela narra história de amor entre uma apanhadora de café apelidada de Gaivota (Margarita Rosa de Francisco) e Sebastião Valejo (Guy Ecker), um jovem de família tradicional. Ele nunca havia se apaixonado e ela sonhava encontrar o príncipe encantado.

Os dois se amam às escondidas, pois a aristocrática família Valejo jamais aceitaria o relacionamento. Sebastião, porém, precisa voltar a Londres para terminar seus estudos. Os dois fazem um pacto de se reencontrar dentro de um ano e planejam, inclusive, o casamento.
Mas Gaivota descobre que está grávida e viaja à Europa para encontrar Sebastião. Lá, enganada por uns malandros, que se aproveitam de sua inocência, ela é persuadida a agir como prostituta.
Sebastião volta, um ano depois, para cumprir seu compromisso. Mas ao chegar na cidade ele fica sabendo que Gaivota foi para a Europa e vive como prostituta. Desanimado, casa-se com uma amiga que está apaixonada por ele e aceita dividir sua vida com essa mulher, mas sem envolvimento amoroso.
Gaivota regressa pouco tempo depois de Sebastião se casar. Ele explica para Gaivota o motivo real de seu casamento e conta que jamais lhe foi infiel. Apesar de um não acreditar naquilo que o outro diz, eles seguem se amando. A partir deste momento surgem conflitos que vão unir e separar os protagonistas.
Sebastião é neto de Otávio Valejo, famoso patriarca do café, proprietário de grandes extensões de terra e um dos pioneiros nas atividades de exportação de seu país. Ao longo de 60 anos, o velho Otávio consolidou um grande patrimônio e transformou seu sobrenome em símbolo de poder e de prestígio em todos os setores da sociedade.
A história começa com a morte deste patriarca. Com o ocorrido, toda a família, que vive em diferentes países, reúne-se. Sebastião encontra-se em Londres e decide viajar para a Colômbia a fim de assistir ao sepultamento de seu avô.
A morte de Otávio gera uma briga entre as famílias de seus dois únicos filhos: Francisco e Rafael. No testamento constam cláusulas que exigem que a herança seja administrada exclusivamente por herdeiros homens, uma forma de evitar que os bens saiam das mãos dos Valejo.
As terras ficam em poder de Rafael, pai de Sebastião, e a empresa exportadora nas mãos de Francisco, pai de Ivan. O testamento diz ainda que com a morte de Rafael e Francisco serão seus sucessores os seus filhos mais velhos, Sebastião e Ivan (Cristóbal Errazuriz), que foram criados praticamente como irmãos.
O testamento vai além. Com a morte de Ivan e Sebastião, os filhos deles é que seguirão com os bens da família, o que coloca os dois primos em guerra pelo futuro controle dos bens dos Valejo.
Ivan tem uma vantagem, pois pode ter mais um filho quando quiser. Ao contrário dele, Sebastião tem problemas de ordem psicológica que o impede de se apaixonar, casar e ter um filho.
Ao tomar conhecimento deste segredo, Ivan se sente seguro e sabe que no futuro serão ele e seu filho os responsáveis pelo controle da grande empresa.
Durante sua breve estada na fazenda, Sebastião ouve um canto que o inquieta e que incomoda toda sua família. É o canto de Gaivota, o canto da bela apanhadora de café que, como sempre, chega na fazenda no mês de outubro em busca de trabalho. A vida de Sebastião muda desde então.
O mesmo acontece com Gaivota ao conhecer Sebastião. Ela acredita que nele está a realização de seus sonhos, e aprenderá em menos de um ano o que não conseguiu saber ao longo de toda sua vida. Mas também logo entenderá até que ponto sonhar pode conduzi-la ao inferno.
Assim, o desenrolar dos acontecimentos os conduzirá a diferentes limites e eles descobrirão que seus encontros serão regidos por uma fatal premonição, durante os períodos de plantio e colheita de café.

Margarita Rosa de Francisco - Gaivota
Guy Ecker - Sebastião Vallejo
Cristobal Errázuriz - Ivan Vallejo
Silvia de Dios - Lucrécia Vallejo
Alejandra Borrero - Lúcia Vallejo
Constanza Duque - Carmela Soares
Dora Cadavid - Cecília Vallejo
Danna García - Marcela Vallejo
Lina María Navia - Paula Vallejo
Santiago Bejarano - Miguel Teixeira
Gustavo Corredor - Rafael Vallejo
Gerardo de Francisco - Francisco Vallejo
Myriam de Lourdes - Ângela Vallejo
Guillermo Vives - Bernardo Vallejo
Juan Ángel - Dr. Mauro Salinas
Oscar Borda - Harold McLein
Claudia Liliana González - Dra. Daniela Reyes
Manuel Busquets - Dr. Jorge Latorre
Andrej Satora - Arthur
Juan Carlos Arango - Aurélio
Alejandro Buenaventura - Dr. Roberto Almeida
Haydée Ramírez - Márcia Fontana
Silvio Angel - Buitrago
Ivan Rodriguez - Reinaldo Perez
Rey Vasquez - Homem da Guarita / Porteiro
Luz Dari Beltran - Josefina
Gloria Amparo - Carmona Leonor
Graciela - Jackeline Henriquez

Achei que essa novela teve um começo um tanto estranho, muita ingenuidade sobre a personalidade da atriz principal que aparentava ter a idade mental de 7 a 8 anos. No entanto ao decorrer dos capitulos, houve uma mudança evidente na personagem a tornando mais realista, em geral foi uma otima novela para quem gosta de contos de fada e o final foi extremamente apressado!!! Por a caso foi cancelado antes do esperado???
ResponderExcluirmuito bom!!
ResponderExcluirgostaria de saber o nome da musica da abertura da novela
Eu ameiii e anovelaa e queria q vcs reprisassem ela d novo garnto q ia ser muito sucesso como foi das outras veses q vcs a reprisaram e uma historiaa muito linda de amorr
ResponderExcluirREPRISAAAA VAIIIII!
eu amo essa novela eu queria q ela passase denovo a tarde
ResponderExcluireu gostaria de rever a novela cefe com aroma de mulher
ResponderExcluirmeu nome é eliane tenho 23 anos e gostaria de pedir encarecidamente que reprisassem a novela carrocel( o primeiro carrocel) tenho muita saudade pois quando criança gostava muito peço que seja num horário em que esses jovens que como eu também assistiram e com certeza também tem saudades possam ver , sugestao: depois das sete da noite ,esparo que atendam meu pedido , vou aguardar ansiosa, um abraço e muito obrigada
ResponderExcluirolá,meu nome é Renata,sou do Ceará,e do primeiro instante que vi Café com aroma de mulher,me encantei,não só por esse elenco maravilhoso,mas,pela linda e bem contada historia da trama.De tantas outras que o SBT já nos deu a honra de ver,para mim,esta foi a melhor novela já vista na emissora!...Faz exatamente 9 anos desde a primeira passagem da novela,se me recordo bem,teve início no dia 5 de março de 2001,tendo reprise em 2006...Ficaria muito satisfeita como fã,se esta obra de Gaitan fosse uma outra vez reprisada,eu amo essa novela desde seu começo ao fim..sei decorado cada cena!...Muito obrigada!
ResponderExcluirNossa essa novela foi uma das melhores do SBT! Eu gostava muito dessa novela, deveria passar denovo =D
ResponderExcluirgostaria imensamente que a IRIS ABRAVANEL fizesse o remarque dessa maravilhosa novela novela, é linda demais para ser esquecida ou então rep
ResponderExcluirriza-la
Oi sou a ana por favor pode reprisar a novela cafe cm aroma de mulher adoro essa novela e muito romantica e linda bjus e obrigada♥
ResponderExcluirquero ver de novo, essa novela foi muito lindaaaaaaa!!!
ResponderExcluirquero assistir xica da silva de novo sbt.....eu amo essa novela.....
ResponderExcluirass. caio de vitoria es.
Minha mãe AMA essa novela.
ResponderExcluirReprisa de novo, por favor :)
amei café com aroma de mulher,por favorr sbt,reprisa essa novela pq é mto boaa,audiencia garantida!!!
ResponderExcluirAmo essa novela poderia passar novamente... sem duvida a melhor novela que ja se passou... o sbt supera qualquer uma novela....
ResponderExcluirOI. SOU ISA POR FAVOR !!! SBT REPRISE ESSA NOVELA Q É MARAVILHOSA,
ResponderExcluirOBS: REPRISE A NOITE Q POSSO ASSISTIR A VONTADE.
gostaria que reprisassem a novela cafe com aroma de mulher, é linda demais
ResponderExcluirSou Leila de Fortaleza, sou apaixonada por essa linda novela, entao quero só reforçar o pedido das minhas amigas de cima que é de reprisar, nem que seja de madrugada...rsrs. Parabens SBT. Vcs tem muito bom gosto.
ResponderExcluirgostaria muito de rever essa linda historia de amor
ResponderExcluir