Há cerca de vinte e um anos atrás o SBT lançou uma campanha de marketing bastante ousada, cujo texto de lançamento você confere a seguir. Tudo, neste post, começa vinte anos atrás... mais precisamente, em maio de 1987, quando surgiu este texto,apresentado pela agência publicitária de Washington Olivetto, diferencaindo o SBt de outras emissoras:
SBT - LÍDER ABSOLUTA DA VICE-LIDERANÇA
"Há 20 anos atrás, os Diários Associados eram o maior império de comunicação do País. E todo mundo dizia que era praticamente impossível vencê-lo.
Era.
Hoje, o primeiro lugar está nas mãos da Rede Globo. Uma das melhores televisões do mundo. E só Deus sabe o quanto é difícil disputar com ela.
Mas, apesar disso, o SBT vem crescendo dia após dia.
Em maio de 1987, alcançou 23% de participação na audiência total do mercado nacional. Um fato extraordinário, se você levar em conta que, durante algum tempo, a Globo não era somente o primeiro lugar em audiência.
Ela era o único lugar em audiência.
Para crescer assim, o SBT se baseou num marketing inteligente que, ao invés de tentar copiar a Globo, busca justamente fazer o que ela não pode fazer. O SBT fugiu do padrão global e adotou o padrão Brasil.
Nós fazemos programas parciais, emocionais, inflamados, exagerados, açucarados. Cobrimos temas e matérias populares. Se você não gosta, desculpe a, nossa falha: mas eles dão audiência.
Nossa programação fala com o povo. Essa enorme massa de pessoas que consomem cigarros, fósforos, bebidas, que depositam, fazem poupança.
Não queremos ser boutique. Somos magazine.
Não queremos ser restaurante de luxo. Somos cadeia fast-food.
Não queremos só prestígio: queremos audiência.
Quanto está custando um minuto de puro prestígio?
E é por isso que estamos crescendo tanto, chegando até em determinados horários a realizar o "Impossível": bater o líder.
E 23% é uma fatia de mercado à qual nenhum anunciante pode ficar indiferente.
Quando um empresário está cansado dos problemas do mundo, ele liga SBT. Quando um intelectual quer rir um pouco e virar menino, ele liga SBT. Quando um publicitário quer saber o que o povo está escutando e pensando, ele vira SBT.
Hoje nós somos vice. Um dia, seremos versa. "
"Há 20 anos atrás, os Diários Associados eram o maior império de comunicação do País. E todo mundo dizia que era praticamente impossível vencê-lo.
Era.
Hoje, o primeiro lugar está nas mãos da Rede Globo. Uma das melhores televisões do mundo. E só Deus sabe o quanto é difícil disputar com ela.
Mas, apesar disso, o SBT vem crescendo dia após dia.
Em maio de 1987, alcançou 23% de participação na audiência total do mercado nacional. Um fato extraordinário, se você levar em conta que, durante algum tempo, a Globo não era somente o primeiro lugar em audiência.
Ela era o único lugar em audiência.
Para crescer assim, o SBT se baseou num marketing inteligente que, ao invés de tentar copiar a Globo, busca justamente fazer o que ela não pode fazer. O SBT fugiu do padrão global e adotou o padrão Brasil.
Nós fazemos programas parciais, emocionais, inflamados, exagerados, açucarados. Cobrimos temas e matérias populares. Se você não gosta, desculpe a, nossa falha: mas eles dão audiência.
Nossa programação fala com o povo. Essa enorme massa de pessoas que consomem cigarros, fósforos, bebidas, que depositam, fazem poupança.
Não queremos ser boutique. Somos magazine.
Não queremos ser restaurante de luxo. Somos cadeia fast-food.
Não queremos só prestígio: queremos audiência.
Quanto está custando um minuto de puro prestígio?
E é por isso que estamos crescendo tanto, chegando até em determinados horários a realizar o "Impossível": bater o líder.
E 23% é uma fatia de mercado à qual nenhum anunciante pode ficar indiferente.
Quando um empresário está cansado dos problemas do mundo, ele liga SBT. Quando um intelectual quer rir um pouco e virar menino, ele liga SBT. Quando um publicitário quer saber o que o povo está escutando e pensando, ele vira SBT.
Hoje nós somos vice. Um dia, seremos versa. "
Aposto que como eu você também deve sentir falta desse SBT, um SBT que atacava sua concorrente sem medo das consequências, uma emissora que se tornou a mais querida.Não imitando a Globo, e sim, construindo uma identidade própia.Sendo ela mesma.
Sentimos falta sim, desse SBT, a emissora dos brasileiros, a emissora que era brega para alguns, ótima para outros... Mas que no fundo.... Agradava à todos
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