• Urgente

    sábado, 20 de junho de 2009

    SBT-Líder Absoluto da vice-liderança


    Há cerca de vinte e um anos atrás o SBT lançou uma campanha de marketing bastante ousada, cujo texto de lançamento você confere a seguir. Tudo, neste post, começa vinte anos atrás... mais precisamente, em maio de 1987, quando surgiu este texto,apresentado pela agência publicitária de Washington Olivetto, diferencaindo o SBt de outras emissoras:


    SBT - LÍDER ABSOLUTA DA VICE-LIDERANÇA

    "Há 20 anos atrás, os Diários Associados eram o maior império de comunicação do País. E todo mundo dizia que era praticamente impossível vencê-lo.

    Era.

    Hoje, o primeiro lugar está nas mãos da Rede Globo. Uma das melhores televisões do mundo. E só Deus sabe o quanto é difícil disputar com ela.

    Mas, apesar disso, o SBT vem crescendo dia após dia.

    Em maio de 1987, alcançou 23% de participação na audiência total do mercado nacional. Um fato extraordinário, se você levar em conta que, durante algum tempo, a Globo não era somente o primeiro lugar em audiência.

    Ela era o único lugar em audiência.

    Para crescer assim, o SBT se baseou num marketing inteligente que, ao invés de tentar copiar a Globo, busca justamente fazer o que ela não pode fazer. O SBT fugiu do padrão global e adotou o padrão Brasil.

    Nós fazemos programas parciais, emocionais, inflamados, exagerados, açucarados. Cobrimos temas e matérias populares. Se você não gosta, desculpe a, nossa falha: mas eles dão audiência.

    Nossa programação fala com o povo. Essa enorme massa de pessoas que consomem cigarros, fósforos, bebidas, que depositam, fazem poupança.

    Não queremos ser boutique. Somos magazine.

    Não queremos ser restaurante de luxo. Somos cadeia fast-food.

    Não queremos só prestígio: queremos audiência.

    Quanto está custando um minuto de puro prestígio?

    E é por isso que estamos crescendo tanto, chegando até em determinados horários a realizar o "Impossível": bater o líder.

    E 23% é uma fatia de mercado à qual nenhum anunciante pode ficar indiferente.

    Quando um empresário está cansado dos problemas do mundo, ele liga SBT. Quando um intelectual quer rir um pouco e virar menino, ele liga SBT. Quando um publicitário quer saber o que o povo está escutando e pensando, ele vira SBT.

    Hoje nós somos vice. Um dia, seremos versa. "
    Aposto que como eu você também deve sentir falta desse SBT, um SBT que atacava sua concorrente sem medo das consequências, uma emissora que se tornou a mais querida.Não imitando a Globo, e sim, construindo uma identidade própia.Sendo ela mesma.
    Sentimos falta sim, desse SBT, a emissora dos brasileiros, a emissora que era brega para alguns, ótima para outros... Mas que no fundo.... Agradava à todos


    Bookmark and Share

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    SBT Rio

    Apresentadores

    Televisa