Com certeza as novelas mexicanas marcaram época, muitos títulos ficaram para sempre na memória, entre todos "Maria do Bairro" se destaca. A novela narra a história de Maria, uma menina humilde que cresceu em meio a pobreza do Bairro João Diego, ela se dedica a catar lixo pela cidade para sustentar sua madrinha que doente. Mesmo com sua realidade social, Maria continua desprovida de qualquer maldade ou rancor.
Após a morte de sua madrinha Casilda, seu único apoio é o Padre Honório que encaminha Maria aos cuidados de um rico e bondoso homem, senhor Luiz Fernando de la Vega. Chegando à Mansão de La Vega, Maria se depara com luxos que nunca tinha visto. Na casa também mora Vladimir e Vanessa, filhos do casal La vega .
Luiz Fernando é o filho mais velho do casal. Ele chega de viagem e conhece Maria, Luiz Fernando resolve se aproveitar da inocente moça, até como de "descontar" uma recente decepção amorosa.
Faz parte da família também Soraya Montenegro, obcecada por Luiz Fernando, casa- se com ele visando ser a dona da fortuna dos De La Vega.Enquanto isso, Maria se esforça para deixar de ser ignorante e selvagem, toma aulas de etiqueta e vai trabalhar com o seu " padrinho" o senhor Luiz Fernando a quem ela chama de "Tio Loro".
As máscaras de Soraya caem, ao discutir com um de seus amantes a vilã cai de um prédio e morre. Luiz Fernando reconhece que seu único e verdadeiro amor é Maria, a Maria do Bairro.
Luiz Fernando e Maria se casam, a moça engravida e tudo corre bem, até que numa noite, Luiz encontra sua esposa nos braços de seu irmão Vladimir, tomado pelo ciúmes ele parte em uma longa viagem. Maria não consegue explicar que tudo não passou de um engano e passa toda sua gravidez na Mansão de la Vega apenas com os empregados.
Perturbada, ao dar a luz, Maria entrega seu bebê a uma vendedora de doces. Luiz Fernando volta de viagem e perdoa sua mulher que só quer encontrar o filho perdido. Para substituir o filho perdido, Luiz Fernando adota uma menina, Maria dos Anjos " Tita".
Após longos 15 anos de procura, Maria encontra o seu filho, porém a felicidade não chega. Soraya Montenegro a que todos pensavam estar morta, na verdade estava em Houston se recuperando do acidente e volta para se vingar de toda família de La Vega, inclusive de Maria que para ela nunca passou de uma " Marginal". Maria luta com todas suas forças para proteger sua família da vingativa Soraya que morre queimada.
Ao fim de tantas adversidades Maria e Fernando podem ser felizes.
Uma trama envolvente do começo ao fim. Nunca, antes, um "dramalhão" mexicano soube dar tantas voltas sem perder a razão na sucessão dos seu fatos, atraindo públicos diversos. Maria do Bairro foi exibida pela primeira vez no periódo de 17 de Fevereiro a 26 de Julho de 1997. A novela foi reprisada algumas vezes sempre atraindo grande atenção do público.
Elenco:
Thalía: Maria do Bairro
Fernando Colunga: Luís Fernando de La Vega
Itatí Cantoral: Soraya Montenegro
Irán Eory: Victoria de La Vega
Ricardo Blume: Fernando de La Vega
Héctor Soberón: Vladimir de La Vega
Monserrat Gallosa: Vanessa de La Vega
Ludwika Paleta: Maria dos Anjos " Tita"
Tito Guizar: Padre Honório
Silvia Caos: Calixta
Meche Barba: Lupe
Ana Patricia Rojo: Penélope
Osvaldo Benavides: Nandinho
Yuliana Peniche: Alicia Carmen Salinas: Agripina
René Muñoz: Veracruz
Jessica Jurado: Verônica
Rebeca Manríquez: Carlota
Aurora Molina: Cacilda
Mauricio Aspe: Aldo
Sebastian Ligarde: Gonzalo
Enrique Lizalde: Abelardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário